top of page

Tipos de forro

  • Foto do escritor: Tamara Silva
    Tamara Silva
  • 15 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de set. de 2020


Os forros de teto além da função estética (cobrir fiações, tubulações e vigas), tem também como função, garantir o isolamento térmico e acústico do ambiente.

A função do isolamento acústico é evitar que sons internos se propaguem nos demais ambientes e vice-versa.

A função do isolamento térmico é impedir grandes mudanças de temperatura no ambiente, evitar que fique muito frio ou muito quente.


Por isso a escolha do tipo de forro deve ser além de estética.


Confira alguns tipos:


Gesso: entre as principais vantagens do forro de gesso, estão a possibilidade de iluminação embutida, a sua capacidade de isolamento térmico e acústico, a facilidade de manutenção e limpeza e a versatilidade no acabamento, podendo receber diversos tipos de pinturas. As desvantagens estão na absorção de água, se houver infiltração no local, logo a troca do forro será necessária. Os forros de gesso mais comuns são drywall e o tradicional.


Madeira: os forros de madeira, garantem um aconchego e harmonia para o ambiente, além de serem muito versáteis no quesito de uso, podem ser usados tanto em ambientes internos e externos.


PVC: o forro de PVC é muito versátil, além de ter um custo relativamente baixo em relação aos outros, possui alta durabilidade, fácil manutenção e fácil instalação. Por se tratar de um material plástico, o PVC não é indicado para ambientes de altas temperaturas, como cozinhas e áreas de churrasqueiras.


Modular: o forro modular é uma grelha fechada com diversas placas encaixadas sobre a sua superfície. As placas podem ser feitas com isopor, PVC, lã de vidro... Como esse tipo de forro não possui revestimentos colados, o acesso é bem simplificado.


Cimento: os forros de cimento são os queridinhos para quem gosta de um ambiente com referências mais industriais, eles não exigem pinturas ou outros tipos de acabamento, o que os tornam economicamente viáveis. O ponto negativo deste forro é a sua alta capacidade de absorção de luz, fazendo com que os ambientes fiquem mais escuros.

 
 
 

コメント


© 2018 por Tamara Silva. Engenheira Civil e Engenheira de Segurança do Trabalho.

bottom of page